Páginas

Receita de Escondidinho de Bacalhau, gostosura de prato para o domingo.

Trago uma receita de escondidinho de bacalhau. Afinal, comer bacalhau tem se tornado cada vez mais comum em nossas festas de fim de ano. A receita de mamãe é sempre a mesma, deliciosa, daquelas que o povo sempre pede pra ser repetida, o bacalhau foi bem dessalgado, em dois dias de troca constante de água. O bacalhau não precisa ser dessalgado tão lentamente. Sempre existe a opção de fazer isso rapidamente, em poucas horas, colocando farinha de mandioca (ou outra farinha grossa) junto da água. A farinha vai absorver todo o sal e o resultado será bem parecido. Então foi uma conspiração que culminou nesse escandaloso escondidinho de bacalhau.

Esse era o grande desafio. Fazer algo bem diferente da receita de mamãe, mas que pudesse ser outra proposta de sabor, se não tão gostosa, que ao menos pudesse acompanhar a dela. Bacalhau em lascas bem temperadinho com cebolas, alho e pimentões escondido em um sedoso purê de batata, agora é prestar atenção na receita para que ela fique saborosa como realmente ela é, bom apetite com essa deliciosa receita de Escondidinho de Bacalhau.

INGREDIENTES 


Purê 

-1 kilo de batatas cozidas 

-1 colher (sopa) de manteiga 
-1 caixinha de creme de leite 
-50 gramas de queijo ralado 
-Sal a gosto 

Refogado 

-1/2 kilo de bacalhau desalgado 

-1/2 xícara (chá) de azeite 
-1 cebola pequena picada 
-1 tomate picado 
-1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão verde e 1/2 pimentão amarelo 
-1/2 xícara (chá) de azeitona portuguesa 
-1/2 xícara (chá) de cebolinha verde 
-Sal e pimenta a gosto 

Cobertura 

3 claras batidas em neve 

-1 xícara (chá) de creme de leite 
-Queijo ralado para polvilhar 

MODO DE FAZER

Recheio
 -Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o tomate. Junte os pimentões e cozinhe por alguns minutos. Adicione bacalhau previamente cozido, azeitonas, sal e pimenta. Cozinhe por alguns minutos (cerca de 5) em fogo baixo. Acrescente a cebolinha mexa e reserve. 


Purê 

-Em uma panela coloque as batatas cozidas e espremidas, manteiga, creme de leite, sal e queijo ralado. Mexa. Cozinhe até engrossar. 


Cobertura 

-Bata as claras em neve firme. Desligue e adicione o creme de leite. 


Montagem 


-Em um recipiente unte com manteiga. Coloque o purê. Sobre ele, espalhe o recheio de bacalhau. A seguir, distribua a cobertura. Polvilhe queijo ralado. Leve ao forno pré aquecido a 180 °C por 14 minutos (até dourar). 


Observação: Deixe o bacalhau de molho na água um dia para o outro, trocando sempre a água para tirar o sal. Cozinhe o bacalhau na ultima água do molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário